Sob coordenação da Dsc. Celeste Aparecida Dias, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional forma profissionais aptos a atuar tanto em instituições educacionais quanto em contextos clínicos, com foco na estimulação preventiva e terapêutica de pessoas com síndromes e transtornos de aprendizagem e desenvolvimento. Destinado a educadores e profissionais da saúde, o curso oferece uma formação completa para a prática psicopedagógica em creches, escolas e clínicas particulares, capacitando o aluno a abrir e gerir seu próprio espaço de atendimento psicopedagógico. Com carga horária total de 610 horas, das quais 340 são destinadas a atividades práticas, a formação é oferecida em modalidade híbrida, com aulas remotas síncronas e encontros presenciais trimestrais. As vivências práticas são conduzidas por professores com reconhecimento internacional e priorizam o autoconhecimento como base para o trabalho psicopedagógico com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Já as aulas teóricas utilizam metodologias ativas, estudos de caso e acompanhamento personalizado, promovendo uma formação sólida e reflexiva. O curso tem duração de até 18 meses, com aulas quinzenais concentradas nos 12 primeiros meses, seguidos pelo período de estágio supervisionado e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A proposta flexível do curso permite ao aluno conciliar a formação com sua rotina profissional e pessoal, garantindo uma experiência formativa de excelência, ética e impacto social.
Professoras Convidadas:
| Contato do Coordenador: | (33)9 91083460 |
| Investimento: | R$ 447,00 /Mês |
| Público-Alvo: | Pedagogos, Psicólogos, Licenciados, profissionais que tenham a Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação e que desejam atuar na Psicopedagogia Clínica e/ou Institucional. |
| Requisitos para Inscrição: | Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação dentre os descritos no campo público-alvo. |
| Vagas oferecidas: | 40 (Quarenta) vagas. |
| Início do Curso: | 2025 |
| Modalidade(s) das Aulas: | As aulas serão ministradas por meio de Metodologias Ativas e Método da Aula Invertida (não é sala de aula invertida), na forma híbrida: Aulas práticas na modalidade presencial e aulas predominantemente teóricas na modalidade remota com aulas síncronas. |
| Módulo I- Psicopedagogia e suas interfaces multiprofissionais | 1- Psicopedagogia Clínica e Suas Singularidades; 2- Psicopedagogia Institucional e Suas Singularidades; 3-Psicopedagogia: Constituição da Ciência e Ética Profissional; 4- Psicopedagogia e suas interfaces na atuação multiprofissional. |
| Módulo II- Multidimensionalidade do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Criança e Sintomas de Seus Transtornos | 5- Desenvolvimento da Linguagem Verbal na Criança e Seus Reflexos na Aprendizagem: Testes e Estratégias de Intervenção; 6- Avaliação Cognitiva da Criança e Seus Testes nas Teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon; 7- Desenvolvimento da Linguagem Corporal na Criança: Contribuições da Psicomotricidade; 8- Testes de Avaliação Psicomotora, Estratégias de Intervenção e Seus Reflexos na Aprendizagem; 9- Desenvolvimento Multidimensional da Criança nas abordagens neurobiológica e psicanalítica; 10- Técnicas Projetivas e Não Projetivas de Avaliação e Intervenção Psicopedagógica; 11- Paradigmas e Abordagens da Psicopedagogia. |
| Módulo III- Gestão do Diagnóstico e das Intervenções em Psicopedagogia como suporte ao Direito à Aprendizagem de Qualidade e ao Desenvolvimento Saudável | 12- Políticas Públicas em Direito à Aprendizagem Escolar e Inclusão; 13- Diagnóstico e Intervenções Psicopedagógicas com Crianças em fase de Alfabetização; 14- Diagnóstico e Intervenções Psicopedagógicas com Adolescentes; 15- Diagnóstico Psicopedagógico e sua Devolutiva; 16- Gestão da Clínica de Psicopedagogia. |
| Módulo IV- Práticas investigativas em Psicopedagogia Clínica e Institucional | 17- Investigação de Sinais e Sintomas de Transtornos no Desenvolvimento e na Aprendizagem; 18- Pesquisa em Psicopedagogia; 19- Metodologia Científica; 20- Desenvolvimento Profissional de Psicopedagogos; 21- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). |
| Módulo V- Intervenção Psicopedagógica | 22- Estágio Curricular Supervisionado Institucional e Clínico. |
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