Fale conosco! whatsapp

Agronomia

O curso de agronomia vai capacitar você para atuar no desenvolvimento de atividades agrícolas e agropecuárias com qualidade e alta produtividade. Você vai desenvolver habilidades técnicas que visam à gestão inteligente de mão de obra, recursos naturais e matérias-primas, além de dominar ferramentas tecnológicas modernas que auxiliam nas plantações e criações.

Os conhecimentos adquiridos neste bacharelado cobrem os processos agrônomos de ponta a ponta; vão desde o planejamento até a colheita agrícola, e dos procedimentos diários de alimentação e cuidados com rebanhos e criações de animais até o momento do abate. A grade curricular engloba disciplinas básicas ligadas a ciências humanas, biológicas e conhecimentos gerais da área – zoologia, física e química, por exemplo – e outras voltadas à profissionalização, como bioquímica, fitotecnia, ciência do solo, topografia, desenho técnico, agrometeorologia, controle de pragas e nutrição animal.

Coordenador: Humberto Correa Bonfim Riberio

Contato: agronomiaead@funec.br



Educação Física Bacharelado

Base Legal da Formação: Diretrizes curriculares nacionais – Resolução nº 6/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e normas complementares do exercício profissional.
Identificação da Profissão: Profissional de Educação Física, Educador físico
Duração do Curso Superior: 4 anos – mínimo de 3.200 horas
Campos de Intervenção Profissional: Academias, clubes, estúdios, clínicas, hospitais, condomínios, programas públicos e privados de saúde e exercício físico. Treinamento esportivo de iniciação ou alto rendimento e gestão esportiva. Ensino e desenvolvimento da dança, de lutas e de recreação e lazer. Desenvolvimento de projetos relacionados à saúde em ambientes corporativos e também na natureza.
Foco da Profissão: Atuação na prevenção, promoção e manutenção da saúde, utilizando-se de atividades e exercícios físicos. Ensino e treinamento esportivo em diferentes modalidades e níveis. Aplicação da gestão no esporte, na recreação e no lazer. Pesquisa em educação física e áreas correlatas.
Coordenador do Curso (UNEC): Prof. Vagner Maciel Freris – CREF/MG 001995-G, graduação em Educação Física (UCB/RJ), pós-graduação em Psicomotricidade (UCB/RJ),  mestre em Educação Física (UTL/PT).

Contato: educacaofisicaead@funec.br 



Engenharia Civil

Os principais objetivos focam em uma formação que forneça os conhecimentos e técnicas necessárias à formação profissional, assim como desenvolver durante o curso competências e habilidades relativas ao papel de um profissional da área, principalmente aquelas que estimulem a criatividade, o raciocínio e a visão crítica da realidade, preparando o aluno para a profissão e para a cidadania.

Coordenador: Sanderson Dutra Rocha Gouvêa

Contato: engenhariacivilead@funec.br



Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga – UNEC possibilita ao profissional a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de independência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Coordenador: Ronny Francisco de Souza

Contato: cienciasbiologicasead@funec.br

Engenharia Elétrica

O curso de engenharia elétrica tem o objetivo de capacitar o aluno para compreender o funcionamento de sistemas de geração e distribuição de energia, tornando-o capaz de participar de projetos de energia, desde o planejamento, implantação e acompanhamento. Além disso, na graduação de energia elétrica, você será capaz de preparar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e acompanhar obras e tarefas técnicas, realizar vistorias, perícias e avaliações.

Coordenador: Gabriel Oliveira Alves

Contato: engenhariaeletricaead@funec.br



Arquitetura

O curso de arquitetura e urbanismo visa preparar para intervir nos espaços urbanos com alta capacidade técnica para transformar as necessidades e demandas da sociedade nos mais diversos tipos de construções, com foco no bem-estar, na segurança e na acessibilidade.

Na graduação, você terá uma formação abrangente e humanista, que une conhecimento teórico e prático para criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos. A faculdade oferece ampla infraestrutura com ateliês de projeção, laboratórios de desenho e outras disciplinas para transformar o que foi aprendido em sala de aula em projetos concretos.

Coordenador: Nicole Moreira Dias

Contato: arquiteturaead@funec.br



Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção do UNEC tem como objetivo geral formar  profissionais capacitados em desenvolver o projeto, a melhoria, a operação, a manutenção e a implantação de sistemas de produção integrados de bens e serviços, associando pessoas, equipamentos, tecnologias, materiais e integrando as habilidades de apontar, prever e avaliar os resultados destes sistemas com o meio ambiente e a sociedade, embasado por conhecimentos específicos em engenharia, matemática, física, economia, ciências sociais e humanas, uso de técnicas de gestão e métodos de análise juntamente com o projeto da engenharia.

Coordenador: Gabriel de Oliveira Alves

Contato: engenhariadeproducaoead@funec.br



O objetivo do curso de Química é o estudo das substâncias, propriedades, interações e a maneira como se combinam e formam novas substâncias. O químico tem um papel importante na sociedade, pois a química está presente em tudo e transforma os materiais do nosso dia a dia em coisas incríveis. Na medicina, para o tratamento de doenças ou nos diversos processos industriais. Assim, o conhecimento da química abre muitas oportunidades de carreira, quer seja na indústria, na pesquisa, ou na área acadêmica, no ensino da química.

Coordenador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: quimicaead@funec.br



Administração

O curso de graduação em Administração do Centro Universitário de Caratinga – UNEC capacita o profissional a desenvolver aptidões para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

 

Coordenador: Arthur Ferreira da Silva Junior



Sistemas de Informação

O Curso Superior bacharelado em Sistemas de Informação na UNEC visa capacitar o profissional a para atuar de forma competente e transformadora no desenvolvimento de sistemas de informação e na gestão da tecnologia da informação nas organizações. Com duração mínima de 4 anos (8 semestres), o curso de Sistemas de Informação permitirá que o estudante desenvolva a habilidade de aplicação das ferramentas computacionais e metodologias de projetos, bem como utilizar equipamentos de informática na produção de sistemas. Aprenderá a aplicar conceitos de qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais de forma a agregar um diferencial em sua atuação profissional.

Coordenador: Talles Soares Genelhu Penini

Contato: sistemadeinformacaoead@funec.br



Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica ensina a desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos e ferramentas específicas da indústria mecânica, aprendendo a selecionar e dimensionar a matéria-prima, providenciar moldes das peças que serão fabricadas e criar protótipos para testar os produtos criados.

Coordenador: Maycon Sulyvan da Silva Jacinto

Contato: 

Pedagogia

O curso tem por objetivo formar professores para exercer funções de docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O curso também tem como objetivo a sólida formação profissional em habilidades e competências necessárias para atuar em contextos educativos cujos indicadores de qualidade em educação, em saúde e em desenvolvimento econômico e social precisam ser modificados positivamente.

Coordenador: Celeste Aparecida Dias

Contato: pedagogiaead@funec.br



Física

O objetivo do curso de física é o estudo dos fenômenos naturais, descrevendo-os, modelando-os, criando teorias, fazendo previsões, por meio de estudos teóricos e empíricos. Sua formação permite a aplicação de competências em diversas áreas de conhecimento, além da pesquisa e do ensino de Física.

Coodernador: Eflaviano Pires Macedo

Contato: fisicaead@funec.br



Química

O objetivo do curso de Química é o estudo das substâncias, propriedades, interações e a maneira como se combinam e formam novas substâncias. O químico tem um papel importante na sociedade, pois a química está presente em tudo e transforma os materiais do nosso dia a dia em coisas incríveis. Na medicina, para o tratamento de doenças ou nos diversos processos industriais. Assim, o conhecimento da química abre muitas oportunidades de carreira, quer seja na indústria, na pesquisa, ou na área acadêmica, no ensino da química.

Coodernador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: quimicaead@funec.br



Matemática

O curso de matemática visa proporcionar os conhecimentos necessários para atuar não só como professor, mas também como pesquisador neste campo. A graduação oferece formação abrangente e transmite conhecimentos técnicos matemáticos, didáticos e pedagógicos.

O ciclo da graduação em matemática se divide em duas partes. Uma delas é dedicada a disciplinas básicas para o exercício do ensino, tanto no campo das ciências exatas quanto das ciências humanas. A outra parte compreende o estudo e o desenvolvimento de competências técnicas, como história da matemática, geometria, cálculo, álgebra, física e matemática financeira, entre outros temas.

Coodernador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: matematicaead@funec.br



História

O graduado em História pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de professor de História, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas essas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses das IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus de preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.

Coordenador: Sebastião Ricardo Machado Meireles

Contato: historiaead@funec.br

Letras

O objetivo do curso de Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de formar crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se nesse processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

Coordenador: Cláudia Cardoso da Cruz Gomes

Contato: letrasead@funec.br



Geografia

O graduado em Geografia pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC deverá compreender os elementos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, além de dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Coordenador: Sebastião Ricardo Machado Meireles

Contato: geografiaead@funec.br

Sociologia

O curso de sociologia vai habilitar você para dar aulas desta disciplina obrigatória nas grades curriculares do ensino básico, que reúne as três ciências sociais – antropologia, ciência política e a própria sociologia. A graduação vai aprofundar seus conhecimentos nessas áreas e municiar você com ferramentas didáticas e pedagógicas para exercer a função de professor.

A faculdade é recheada de conhecimentos teóricos sobre as ciências sociais, fundamentais para a compreensão da sociedade moderna em todos os seus aspectos. As disciplinas giram em torno de artes, cultura, política, economia, e da análise e interpretação de dados, fundamental para que o profissional se dedique aos principais campos de atuação desta área – a pesquisa e o ensino de uma matéria que convida os alunos a refletirem sobre o mundo.

Coordenador: Walber Gonçalves de Souza

Contato: sociologiaead@funec.br



Filosofia

O curso superior de Filosofia tem a missão de te proporcionar um conhecimento profundo sobre os diversos ramos de pensamento filosófico, que te torne um profissional capaz de analisar as diferentes correntes e pensadores de forma crítica e autônoma.

Além disso, a licenciatura em Filosofia também tem o objetivo de passar as técnicas e conhecimentos necessários para seguir na carreira de docente, trabalhando sua capacidade de comunicação e didática voltadas à transmissão de conhecimento filosófico aos alunos.

Coordenador: Walber Gonçalves de Souza

Contato: filosofiaead@funec.br

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga – UNEC possibilita ao profissional a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de independência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Coordenador: Ronny Francisco de Souza

Contato: cienciasbiologicasead@funec.br

Educação Física Bacharelado

Base Legal da Formação: Diretrizes curriculares nacionais – Resolução nº 6/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e normas complementares do exercício profissional.
Identificação da Profissão: Profissional de Educação Física, Educador físico
Duração do Curso Superior: 4 anos – mínimo de 3.200 horas
Campos de Intervenção Profissional: Academias, clubes, estúdios, clínicas, hospitais, condomínios, programas públicos e privados de saúde e exercício físico. Treinamento esportivo de iniciação ou alto rendimento e gestão esportiva. Ensino e desenvolvimento da dança, de lutas e de recreação e lazer. Desenvolvimento de projetos relacionados à saúde em ambientes corporativos e também na natureza.
Foco da Profissão: Atuação na prevenção, promoção e manutenção da saúde, utilizando-se de atividades e exercícios físicos. Ensino e treinamento esportivo em diferentes modalidades e níveis. Aplicação da gestão no esporte, na recreação e no lazer. Pesquisa em educação física e áreas correlatas.
Coordenador do Curso (UNEC): Prof. Vagner Maciel Freris – CREF/MG 001995-G, graduação em Educação Física (UCB/RJ), pós-graduação em Psicomotricidade (UCB/RJ),  mestre em Educação Física (UTL/PT).

Contato: educacaofisicaead@funec.br 



Formação Pedagógica

O curso destina-se a profissionais que tem curso de bacharelado nas área de ciências exatas, de saúde, humanas e sociais aplicadas e que querem se tornar licenciados para darem aulas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, nas disciplinas pertencentes às áreas de formação do seu bacharelado.

Coordenador: Celeste Aparecida Dias

Contato: formacaopedagogicaead@funec.br



Agronomia

O curso de agronomia vai capacitar você para atuar no desenvolvimento de atividades agrícolas e agropecuárias com qualidade e alta produtividade. Você vai desenvolver habilidades técnicas que visam à gestão inteligente de mão de obra, recursos naturais e matérias-primas, além de dominar ferramentas tecnológicas modernas que auxiliam nas plantações e criações.

Os conhecimentos adquiridos neste bacharelado cobrem os processos agrônomos de ponta a ponta; vão desde o planejamento até a colheita agrícola, e dos procedimentos diários de alimentação e cuidados com rebanhos e criações de animais até o momento do abate. A grade curricular engloba disciplinas básicas ligadas a ciências humanas, biológicas e conhecimentos gerais da área – zoologia, física e química, por exemplo – e outras voltadas à profissionalização, como bioquímica, fitotecnia, ciência do solo, topografia, desenho técnico, agrometeorologia, controle de pragas e nutrição animal.

Coordenador: Humberto Correa Bonfim Riberio

Contato: agronomiaead@funec.br



Educação Física Bacharelado

Base Legal da Formação: Diretrizes curriculares nacionais – Resolução nº 6/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e normas complementares do exercício profissional.
Identificação da Profissão: Profissional de Educação Física, Educador físico
Duração do Curso Superior: 4 anos – mínimo de 3.200 horas
Campos de Intervenção Profissional: Academias, clubes, estúdios, clínicas, hospitais, condomínios, programas públicos e privados de saúde e exercício físico. Treinamento esportivo de iniciação ou alto rendimento e gestão esportiva. Ensino e desenvolvimento da dança, de lutas e de recreação e lazer. Desenvolvimento de projetos relacionados à saúde em ambientes corporativos e também na natureza.
Foco da Profissão: Atuação na prevenção, promoção e manutenção da saúde, utilizando-se de atividades e exercícios físicos. Ensino e treinamento esportivo em diferentes modalidades e níveis. Aplicação da gestão no esporte, na recreação e no lazer. Pesquisa em educação física e áreas correlatas.
Coordenador do Curso (UNEC): Prof. Vagner Maciel Freris – CREF/MG 001995-G, graduação em Educação Física (UCB/RJ), pós-graduação em Psicomotricidade (UCB/RJ),  mestre em Educação Física (UTL/PT).

Contato: educacaofisicaead@funec.br 



Engenharia Civil

Os principais objetivos focam em uma formação que forneça os conhecimentos e técnicas necessárias à formação profissional, assim como desenvolver durante o curso competências e habilidades relativas ao papel de um profissional da área, principalmente aquelas que estimulem a criatividade, o raciocínio e a visão crítica da realidade, preparando o aluno para a profissão e para a cidadania.

Coordenador: Sanderson Dutra Rocha Gouvêa

Contato: engenhariacivilead@funec.br



Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga – UNEC possibilita ao profissional a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de independência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Coordenador: Ronny Francisco de Souza

Contato: cienciasbiologicasead@funec.br

Engenharia Elétrica

O curso de engenharia elétrica tem o objetivo de capacitar o aluno para compreender o funcionamento de sistemas de geração e distribuição de energia, tornando-o capaz de participar de projetos de energia, desde o planejamento, implantação e acompanhamento. Além disso, na graduação de energia elétrica, você será capaz de preparar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e acompanhar obras e tarefas técnicas, realizar vistorias, perícias e avaliações.

Coordenador: Gabriel Oliveira Alves

Contato: engenhariaeletricaead@funec.br



Arquitetura

O curso de arquitetura e urbanismo visa preparar para intervir nos espaços urbanos com alta capacidade técnica para transformar as necessidades e demandas da sociedade nos mais diversos tipos de construções, com foco no bem-estar, na segurança e na acessibilidade.

Na graduação, você terá uma formação abrangente e humanista, que une conhecimento teórico e prático para criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos. A faculdade oferece ampla infraestrutura com ateliês de projeção, laboratórios de desenho e outras disciplinas para transformar o que foi aprendido em sala de aula em projetos concretos.

Coordenador: Nicole Moreira Dias

Contato: arquiteturaead@funec.br



Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção do UNEC tem como objetivo geral formar  profissionais capacitados em desenvolver o projeto, a melhoria, a operação, a manutenção e a implantação de sistemas de produção integrados de bens e serviços, associando pessoas, equipamentos, tecnologias, materiais e integrando as habilidades de apontar, prever e avaliar os resultados destes sistemas com o meio ambiente e a sociedade, embasado por conhecimentos específicos em engenharia, matemática, física, economia, ciências sociais e humanas, uso de técnicas de gestão e métodos de análise juntamente com o projeto da engenharia.

Coordenador: Gabriel de Oliveira Alves

Contato: engenhariadeproducaoead@funec.br



O objetivo do curso de Química é o estudo das substâncias, propriedades, interações e a maneira como se combinam e formam novas substâncias. O químico tem um papel importante na sociedade, pois a química está presente em tudo e transforma os materiais do nosso dia a dia em coisas incríveis. Na medicina, para o tratamento de doenças ou nos diversos processos industriais. Assim, o conhecimento da química abre muitas oportunidades de carreira, quer seja na indústria, na pesquisa, ou na área acadêmica, no ensino da química.

Coordenador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: quimicaead@funec.br



Administração

O curso de graduação em Administração do Centro Universitário de Caratinga – UNEC capacita o profissional a desenvolver aptidões para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

 

Coordenador: Arthur Ferreira da Silva Junior



Sistemas de Informação

O Curso Superior bacharelado em Sistemas de Informação na UNEC visa capacitar o profissional a para atuar de forma competente e transformadora no desenvolvimento de sistemas de informação e na gestão da tecnologia da informação nas organizações. Com duração mínima de 4 anos (8 semestres), o curso de Sistemas de Informação permitirá que o estudante desenvolva a habilidade de aplicação das ferramentas computacionais e metodologias de projetos, bem como utilizar equipamentos de informática na produção de sistemas. Aprenderá a aplicar conceitos de qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais de forma a agregar um diferencial em sua atuação profissional.

Coordenador: Talles Soares Genelhu Penini

Contato: sistemadeinformacaoead@funec.br



Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica ensina a desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos e ferramentas específicas da indústria mecânica, aprendendo a selecionar e dimensionar a matéria-prima, providenciar moldes das peças que serão fabricadas e criar protótipos para testar os produtos criados.

Coordenador: Maycon Sulyvan da Silva Jacinto

Contato: 

Pedagogia

O curso tem por objetivo formar professores para exercer funções de docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O curso também tem como objetivo a sólida formação profissional em habilidades e competências necessárias para atuar em contextos educativos cujos indicadores de qualidade em educação, em saúde e em desenvolvimento econômico e social precisam ser modificados positivamente.

Coordenador: Celeste Aparecida Dias

Contato: pedagogiaead@funec.br



Física

O objetivo do curso de física é o estudo dos fenômenos naturais, descrevendo-os, modelando-os, criando teorias, fazendo previsões, por meio de estudos teóricos e empíricos. Sua formação permite a aplicação de competências em diversas áreas de conhecimento, além da pesquisa e do ensino de Física.

Coodernador: Eflaviano Pires Macedo

Contato: fisicaead@funec.br



Química

O objetivo do curso de Química é o estudo das substâncias, propriedades, interações e a maneira como se combinam e formam novas substâncias. O químico tem um papel importante na sociedade, pois a química está presente em tudo e transforma os materiais do nosso dia a dia em coisas incríveis. Na medicina, para o tratamento de doenças ou nos diversos processos industriais. Assim, o conhecimento da química abre muitas oportunidades de carreira, quer seja na indústria, na pesquisa, ou na área acadêmica, no ensino da química.

Coodernador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: quimicaead@funec.br



Matemática

O curso de matemática visa proporcionar os conhecimentos necessários para atuar não só como professor, mas também como pesquisador neste campo. A graduação oferece formação abrangente e transmite conhecimentos técnicos matemáticos, didáticos e pedagógicos.

O ciclo da graduação em matemática se divide em duas partes. Uma delas é dedicada a disciplinas básicas para o exercício do ensino, tanto no campo das ciências exatas quanto das ciências humanas. A outra parte compreende o estudo e o desenvolvimento de competências técnicas, como história da matemática, geometria, cálculo, álgebra, física e matemática financeira, entre outros temas.

Coodernador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: matematicaead@funec.br



História

O graduado em História pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de professor de História, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas essas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses das IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus de preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.

Coordenador: Sebastião Ricardo Machado Meireles

Contato: historiaead@funec.br

Letras

O objetivo do curso de Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de formar crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se nesse processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

Coordenador: Cláudia Cardoso da Cruz Gomes

Contato: letrasead@funec.br



Geografia

O graduado em Geografia pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC deverá compreender os elementos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, além de dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Coordenador: Sebastião Ricardo Machado Meireles

Contato: geografiaead@funec.br

Sociologia

O curso de sociologia vai habilitar você para dar aulas desta disciplina obrigatória nas grades curriculares do ensino básico, que reúne as três ciências sociais – antropologia, ciência política e a própria sociologia. A graduação vai aprofundar seus conhecimentos nessas áreas e municiar você com ferramentas didáticas e pedagógicas para exercer a função de professor.

A faculdade é recheada de conhecimentos teóricos sobre as ciências sociais, fundamentais para a compreensão da sociedade moderna em todos os seus aspectos. As disciplinas giram em torno de artes, cultura, política, economia, e da análise e interpretação de dados, fundamental para que o profissional se dedique aos principais campos de atuação desta área – a pesquisa e o ensino de uma matéria que convida os alunos a refletirem sobre o mundo.

Coordenador: Walber Gonçalves de Souza

Contato: sociologiaead@funec.br



Filosofia

O curso superior de Filosofia tem a missão de te proporcionar um conhecimento profundo sobre os diversos ramos de pensamento filosófico, que te torne um profissional capaz de analisar as diferentes correntes e pensadores de forma crítica e autônoma.

Além disso, a licenciatura em Filosofia também tem o objetivo de passar as técnicas e conhecimentos necessários para seguir na carreira de docente, trabalhando sua capacidade de comunicação e didática voltadas à transmissão de conhecimento filosófico aos alunos.

Coordenador: Walber Gonçalves de Souza

Contato: filosofiaead@funec.br

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga – UNEC possibilita ao profissional a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de independência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Coordenador: Ronny Francisco de Souza

Contato: cienciasbiologicasead@funec.br

Educação Física Bacharelado

Base Legal da Formação: Diretrizes curriculares nacionais – Resolução nº 6/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e normas complementares do exercício profissional.
Identificação da Profissão: Profissional de Educação Física, Educador físico
Duração do Curso Superior: 4 anos – mínimo de 3.200 horas
Campos de Intervenção Profissional: Academias, clubes, estúdios, clínicas, hospitais, condomínios, programas públicos e privados de saúde e exercício físico. Treinamento esportivo de iniciação ou alto rendimento e gestão esportiva. Ensino e desenvolvimento da dança, de lutas e de recreação e lazer. Desenvolvimento de projetos relacionados à saúde em ambientes corporativos e também na natureza.
Foco da Profissão: Atuação na prevenção, promoção e manutenção da saúde, utilizando-se de atividades e exercícios físicos. Ensino e treinamento esportivo em diferentes modalidades e níveis. Aplicação da gestão no esporte, na recreação e no lazer. Pesquisa em educação física e áreas correlatas.
Coordenador do Curso (UNEC): Prof. Vagner Maciel Freris – CREF/MG 001995-G, graduação em Educação Física (UCB/RJ), pós-graduação em Psicomotricidade (UCB/RJ),  mestre em Educação Física (UTL/PT).

Contato: educacaofisicaead@funec.br 



Formação Pedagógica

O curso destina-se a profissionais que tem curso de bacharelado nas área de ciências exatas, de saúde, humanas e sociais aplicadas e que querem se tornar licenciados para darem aulas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, nas disciplinas pertencentes às áreas de formação do seu bacharelado.

Coordenador: Celeste Aparecida Dias

Contato: formacaopedagogicaead@funec.br



Agronomia

O curso de agronomia vai capacitar você para atuar no desenvolvimento de atividades agrícolas e agropecuárias com qualidade e alta produtividade. Você vai desenvolver habilidades técnicas que visam à gestão inteligente de mão de obra, recursos naturais e matérias-primas, além de dominar ferramentas tecnológicas modernas que auxiliam nas plantações e criações.

Os conhecimentos adquiridos neste bacharelado cobrem os processos agrônomos de ponta a ponta; vão desde o planejamento até a colheita agrícola, e dos procedimentos diários de alimentação e cuidados com rebanhos e criações de animais até o momento do abate. A grade curricular engloba disciplinas básicas ligadas a ciências humanas, biológicas e conhecimentos gerais da área – zoologia, física e química, por exemplo – e outras voltadas à profissionalização, como bioquímica, fitotecnia, ciência do solo, topografia, desenho técnico, agrometeorologia, controle de pragas e nutrição animal.

Coordenador: Humberto Correa Bonfim Riberio

Contato: agronomiaead@funec.br



Educação Física Bacharelado

Base Legal da Formação: Diretrizes curriculares nacionais – Resolução nº 6/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e normas complementares do exercício profissional.
Identificação da Profissão: Profissional de Educação Física, Educador físico
Duração do Curso Superior: 4 anos – mínimo de 3.200 horas
Campos de Intervenção Profissional: Academias, clubes, estúdios, clínicas, hospitais, condomínios, programas públicos e privados de saúde e exercício físico. Treinamento esportivo de iniciação ou alto rendimento e gestão esportiva. Ensino e desenvolvimento da dança, de lutas e de recreação e lazer. Desenvolvimento de projetos relacionados à saúde em ambientes corporativos e também na natureza.
Foco da Profissão: Atuação na prevenção, promoção e manutenção da saúde, utilizando-se de atividades e exercícios físicos. Ensino e treinamento esportivo em diferentes modalidades e níveis. Aplicação da gestão no esporte, na recreação e no lazer. Pesquisa em educação física e áreas correlatas.
Coordenador do Curso (UNEC): Prof. Vagner Maciel Freris – CREF/MG 001995-G, graduação em Educação Física (UCB/RJ), pós-graduação em Psicomotricidade (UCB/RJ),  mestre em Educação Física (UTL/PT).

Contato: educacaofisicaead@funec.br 



Engenharia Civil

Os principais objetivos focam em uma formação que forneça os conhecimentos e técnicas necessárias à formação profissional, assim como desenvolver durante o curso competências e habilidades relativas ao papel de um profissional da área, principalmente aquelas que estimulem a criatividade, o raciocínio e a visão crítica da realidade, preparando o aluno para a profissão e para a cidadania.

Coordenador: Sanderson Dutra Rocha Gouvêa

Contato: engenhariacivilead@funec.br



Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga – UNEC possibilita ao profissional a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de independência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Coordenador: Ronny Francisco de Souza

Contato: cienciasbiologicasead@funec.br

Engenharia Elétrica

O curso de engenharia elétrica tem o objetivo de capacitar o aluno para compreender o funcionamento de sistemas de geração e distribuição de energia, tornando-o capaz de participar de projetos de energia, desde o planejamento, implantação e acompanhamento. Além disso, na graduação de energia elétrica, você será capaz de preparar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e acompanhar obras e tarefas técnicas, realizar vistorias, perícias e avaliações.

Coordenador: Gabriel Oliveira Alves

Contato: engenhariaeletricaead@funec.br



Arquitetura

O curso de arquitetura e urbanismo visa preparar para intervir nos espaços urbanos com alta capacidade técnica para transformar as necessidades e demandas da sociedade nos mais diversos tipos de construções, com foco no bem-estar, na segurança e na acessibilidade.

Na graduação, você terá uma formação abrangente e humanista, que une conhecimento teórico e prático para criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos. A faculdade oferece ampla infraestrutura com ateliês de projeção, laboratórios de desenho e outras disciplinas para transformar o que foi aprendido em sala de aula em projetos concretos.

Coordenador: Nicole Moreira Dias

Contato: arquiteturaead@funec.br



Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção do UNEC tem como objetivo geral formar  profissionais capacitados em desenvolver o projeto, a melhoria, a operação, a manutenção e a implantação de sistemas de produção integrados de bens e serviços, associando pessoas, equipamentos, tecnologias, materiais e integrando as habilidades de apontar, prever e avaliar os resultados destes sistemas com o meio ambiente e a sociedade, embasado por conhecimentos específicos em engenharia, matemática, física, economia, ciências sociais e humanas, uso de técnicas de gestão e métodos de análise juntamente com o projeto da engenharia.

Coordenador: Gabriel de Oliveira Alves

Contato: engenhariadeproducaoead@funec.br



O objetivo do curso de Química é o estudo das substâncias, propriedades, interações e a maneira como se combinam e formam novas substâncias. O químico tem um papel importante na sociedade, pois a química está presente em tudo e transforma os materiais do nosso dia a dia em coisas incríveis. Na medicina, para o tratamento de doenças ou nos diversos processos industriais. Assim, o conhecimento da química abre muitas oportunidades de carreira, quer seja na indústria, na pesquisa, ou na área acadêmica, no ensino da química.

Coordenador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: quimicaead@funec.br



Administração

O curso de graduação em Administração do Centro Universitário de Caratinga – UNEC capacita o profissional a desenvolver aptidões para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

 

Coordenador: Arthur Ferreira da Silva Junior



Sistemas de Informação

O Curso Superior bacharelado em Sistemas de Informação na UNEC visa capacitar o profissional a para atuar de forma competente e transformadora no desenvolvimento de sistemas de informação e na gestão da tecnologia da informação nas organizações. Com duração mínima de 4 anos (8 semestres), o curso de Sistemas de Informação permitirá que o estudante desenvolva a habilidade de aplicação das ferramentas computacionais e metodologias de projetos, bem como utilizar equipamentos de informática na produção de sistemas. Aprenderá a aplicar conceitos de qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais de forma a agregar um diferencial em sua atuação profissional.

Coordenador: Talles Soares Genelhu Penini

Contato: sistemadeinformacaoead@funec.br



Engenharia Mecânica

O curso de Engenharia Mecânica ensina a desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos e ferramentas específicas da indústria mecânica, aprendendo a selecionar e dimensionar a matéria-prima, providenciar moldes das peças que serão fabricadas e criar protótipos para testar os produtos criados.

Coordenador: Maycon Sulyvan da Silva Jacinto

Contato: 

Pedagogia

O curso tem por objetivo formar professores para exercer funções de docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O curso também tem como objetivo a sólida formação profissional em habilidades e competências necessárias para atuar em contextos educativos cujos indicadores de qualidade em educação, em saúde e em desenvolvimento econômico e social precisam ser modificados positivamente.

Coordenador: Celeste Aparecida Dias

Contato: pedagogiaead@funec.br



Física

O objetivo do curso de física é o estudo dos fenômenos naturais, descrevendo-os, modelando-os, criando teorias, fazendo previsões, por meio de estudos teóricos e empíricos. Sua formação permite a aplicação de competências em diversas áreas de conhecimento, além da pesquisa e do ensino de Física.

Coodernador: Eflaviano Pires Macedo

Contato: fisicaead@funec.br



Química

O objetivo do curso de Química é o estudo das substâncias, propriedades, interações e a maneira como se combinam e formam novas substâncias. O químico tem um papel importante na sociedade, pois a química está presente em tudo e transforma os materiais do nosso dia a dia em coisas incríveis. Na medicina, para o tratamento de doenças ou nos diversos processos industriais. Assim, o conhecimento da química abre muitas oportunidades de carreira, quer seja na indústria, na pesquisa, ou na área acadêmica, no ensino da química.

Coodernador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: quimicaead@funec.br



Matemática

O curso de matemática visa proporcionar os conhecimentos necessários para atuar não só como professor, mas também como pesquisador neste campo. A graduação oferece formação abrangente e transmite conhecimentos técnicos matemáticos, didáticos e pedagógicos.

O ciclo da graduação em matemática se divide em duas partes. Uma delas é dedicada a disciplinas básicas para o exercício do ensino, tanto no campo das ciências exatas quanto das ciências humanas. A outra parte compreende o estudo e o desenvolvimento de competências técnicas, como história da matemática, geometria, cálculo, álgebra, física e matemática financeira, entre outros temas.

Coodernador: Cinthia Raquel dos Santos Silva

Contato: matematicaead@funec.br



História

O graduado em História pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de professor de História, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas essas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses das IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus de preservação do patrimônio, assessorias a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos etc.

Coordenador: Sebastião Ricardo Machado Meireles

Contato: historiaead@funec.br

Letras

O objetivo do curso de Letras do Centro Universitário de Caratinga – UNEC é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de formar crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se nesse processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

Coordenador: Cláudia Cardoso da Cruz Gomes

Contato: letrasead@funec.br



Geografia

O graduado em Geografia pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC deverá compreender os elementos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, além de dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Coordenador: Sebastião Ricardo Machado Meireles

Contato: geografiaead@funec.br

Sociologia

O curso de sociologia vai habilitar você para dar aulas desta disciplina obrigatória nas grades curriculares do ensino básico, que reúne as três ciências sociais – antropologia, ciência política e a própria sociologia. A graduação vai aprofundar seus conhecimentos nessas áreas e municiar você com ferramentas didáticas e pedagógicas para exercer a função de professor.

A faculdade é recheada de conhecimentos teóricos sobre as ciências sociais, fundamentais para a compreensão da sociedade moderna em todos os seus aspectos. As disciplinas giram em torno de artes, cultura, política, economia, e da análise e interpretação de dados, fundamental para que o profissional se dedique aos principais campos de atuação desta área – a pesquisa e o ensino de uma matéria que convida os alunos a refletirem sobre o mundo.

Coordenador: Walber Gonçalves de Souza

Contato: sociologiaead@funec.br



Filosofia

O curso superior de Filosofia tem a missão de te proporcionar um conhecimento profundo sobre os diversos ramos de pensamento filosófico, que te torne um profissional capaz de analisar as diferentes correntes e pensadores de forma crítica e autônoma.

Além disso, a licenciatura em Filosofia também tem o objetivo de passar as técnicas e conhecimentos necessários para seguir na carreira de docente, trabalhando sua capacidade de comunicação e didática voltadas à transmissão de conhecimento filosófico aos alunos.

Coordenador: Walber Gonçalves de Souza

Contato: filosofiaead@funec.br

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Caratinga – UNEC possibilita ao profissional a compreensão de que a vida se organizou através do tempo, sob a ação de processos evolutivos, tendo resultado numa diversidade de formas sobre as quais continuam atuando as pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados, ao contrário, constituem sistemas que estabelecem complexas relações de independência. O entendimento dessas interações envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Contudo, particular atenção deve ser dispensada às relações estabelecidas pelos seres humanos, dada a sua especificidade. Em tal abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Coordenador: Ronny Francisco de Souza

Contato: cienciasbiologicasead@funec.br

Educação Física Bacharelado

Base Legal da Formação: Diretrizes curriculares nacionais – Resolução nº 6/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) e normas complementares do exercício profissional.
Identificação da Profissão: Profissional de Educação Física, Educador físico
Duração do Curso Superior: 4 anos – mínimo de 3.200 horas
Campos de Intervenção Profissional: Academias, clubes, estúdios, clínicas, hospitais, condomínios, programas públicos e privados de saúde e exercício físico. Treinamento esportivo de iniciação ou alto rendimento e gestão esportiva. Ensino e desenvolvimento da dança, de lutas e de recreação e lazer. Desenvolvimento de projetos relacionados à saúde em ambientes corporativos e também na natureza.
Foco da Profissão: Atuação na prevenção, promoção e manutenção da saúde, utilizando-se de atividades e exercícios físicos. Ensino e treinamento esportivo em diferentes modalidades e níveis. Aplicação da gestão no esporte, na recreação e no lazer. Pesquisa em educação física e áreas correlatas.
Coordenador do Curso (UNEC): Prof. Vagner Maciel Freris – CREF/MG 001995-G, graduação em Educação Física (UCB/RJ), pós-graduação em Psicomotricidade (UCB/RJ),  mestre em Educação Física (UTL/PT).

Contato: educacaofisicaead@funec.br 



Formação Pedagógica

O curso destina-se a profissionais que tem curso de bacharelado nas área de ciências exatas, de saúde, humanas e sociais aplicadas e que querem se tornar licenciados para darem aulas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, nas disciplinas pertencentes às áreas de formação do seu bacharelado.

Coordenador: Celeste Aparecida Dias

Contato: formacaopedagogicaead@funec.br