Sob coordenação da Esp. Angélica Cristina de Souza Mendes Rocha, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Creches, Centros de Convivência Infantil e Brinquedotecas é destinado a profissionais da Educação Infantil que atuam ou desejam atuar nesses espaços, com foco na promoção do desenvolvimento saudável e da aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos. A formação contempla tanto a qualificação pedagógica quanto a gestão administrativa, financeira e institucional, oferecendo subsídios para a criação, organização e funcionamento desses ambientes educativos. Com carga horária total de 400 horas, sendo 230 horas dedicadas a atividades práticas, o curso é ofertado na modalidade híbrida, combinando aulas remotas síncronas e encontros presenciais trimestrais. As atividades práticas abrangem o cuidar, o educar, os primeiros socorros ( baseando-se na Lei Lucas), o brincar livre e as brincadeiras sensoriais, psicomotoras e simbólicas. Já as aulas teóricas utilizam metodologias ativas, estudos de caso e orientação personalizada. O curso tem duração de 18 meses, com calendário quinzenal de aulas concentradas nos primeiros 12 meses, seguido de um período final dedicado à elaboração dos relatos de experiência. Pensado para possibilitar a conciliação entre trabalho e formação continuada, oferece ferramentas para transformar rotinas pedagógicas e administrativas com segurança e autonomia, tanto na prática docente quanto no empreendedorismo educacional.
Professores Convidados:
| Contato do Coordenador: | (33) 9 91083460 |
| Investimento: | R$ 347,00 /Mês |
| Público-Alvo: | Graduados em Pedagogia, Licenciatura, Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação que atuam como professores ou monitores em Creches. |
| Requisitos para Inscrição: | Pós-Graduação: Apresentação do Diploma do curso de Graduação descrito no público-alvo, como critério indispensável para a matrícula |
| Vagas oferecidas: | 40 (Quarenta) vagas. |
| Início do curso | 2025 |
| Modalidade(s) das Aulas: | As aulas serão ministradas por meio de Metodologias Ativas e Método da Aula Invertida (não é sala de aula invertida), na forma híbrida: aulas práticas na modalidade presencial e aulas predominantemente teóricas na modalidade remota com aulas síncronas. |
| Módulo I- Princípios e Práticas do Cuidar e Educar | 1- Organização dos Espaços e das Rotinas segundo as teorias de Winnicott e Aucouturier; 2- Jogos Livres, Sensório Psicomotores e Jogos Dirigidos; 3- Observações e Registros do Brincar Livre e Dirigido; 4- Exigências Legais na Segurança das Rotinas do Cuidar e do Brincar. |
| Módulo II- Multidimensionalidade do Desenvolvimento da Criança e Sintomas de Seus Transtornos | 5- Desenvolvimento Sensório Psicomotor da Criança na Primeira Infância; 6- Desenvolvimento da Linguagem da Criança na Primeira Infância; 7- Sinais e Sintomas de Síndromes e Transtornos na Primeira Infância segundo os Marcos do Desenvolvimento Psicomotor, Linguístico e Interacional; 8- Bases Psicanalíticas do Desenvolvimento na Infância. |
| Módulo III- Gestão de Creches, CCI e Brinquedotecas como suporte ao Direito ao Desenvolvimento Saudável | 9- Primeiros Socorros segundo a Lei Lucas; 10- Segurança, Cuidado e Proteção da Criança na Primeira Infância segundo o ECA; 11- Parcerias entre Famílias e Instituição no Desenvolvimento Saudável da Criança; 12- Gestão Administrativa e Curricular de Creches, Centros de Convivência e Brinquedotecas; 13- Devolutiva aos Pais dos Registros de Sinais e Sintomas de Síndromes e Transtornos no Desenvolvimento; 14- Políticas Públicas em Direito da Primeira Infância ao Desenvolvimento Saudável e Inclusivo. |
| Módulo IV- Práticas investigativas do Cuidar e Educar | 15- Pesquisa em Creches, Centros de Convivência Infantil e Brinquedotecas; 16- Desenvolvimento Profissional em Educação e Cuidado na Primeira Infância; 17- Relato de Experiência Profissional do Cuidar e Educar na Primeira Infância. |
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