Sob a coordenação do DSc. João Batista Alves dos Reis, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Interdisciplinar de Ciências e suas Tecnologias foi projetado para profissionais de educação que atuam no Ensino Médio visando à maior inserção do uso das Tecnologias Inovadoras no cotidiano de suas aulas com adolescentes. As evidências, permitem-nos salientar sobre a questão das estratégias ordenadas, que possam colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem. Estratégias essas, que ganharam ainda mais importância, quando do ensino híbrido, parte dele na modalidade remota. Professores e especialistas apontam caminhos para explorar essas múltiplas possibilidades no dia a dia escolar, em aspectos diversos. Sejam eles, baseados na solução de problemas, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso, seminários, aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em equipe e roda de conversa (fórum). Este curso trata, então, de uma proposta de um programa de ensino superior, de formação continuada, que tem como objetivos complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, especialmente com o uso das Tecnologias Inovadores disponíveis gratuitamente para uso do professor em suas atividades de aprendizagem. O profissional do Ensino de Ciências e suas subáreas – Física, Química, Biologia – e Exatas – Matemática – aprofundará seus estudos em uma formação sólida dos conteúdos teóricos e práticos da área de origem e conhecimentos dos métodos e técnicas de ensino que lhe permitam atuar em projetos de ensino e aprendizagem na educação básica e /ou no ensino superior, ainda, em espaço-tempo de ambientes não formais da educação. O desenvolvimento das capacidades e conhecimentos de investigação lhe permitirão propor abordagens para enfrentar os desafios educacionais no Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias a nível regional e nacional. Em razão do aprimoramento da capacidade de articular saberes pedagógicos, compreender aspectos históricos e epistemológicos da ciência e utilizar as novas tecnologias no ensino. Pesquisa e Prática Docente em Ciências da Natureza e suas Tecnologias objetiva formar um professor capaz de continuar a propor experiências e dialogar com o contexto em que se dá sua prática, derrubando os muros que separam docentes, cientistas e cidadãos.
Professores Convidados:
| Contato do Coordenador: | (32) 98405 0582 |
| Investimento: | R$ 397,00 /Mês |
| Público-Alvo: | Graduados em Pedagogia, cursos de Licenciaturas na área de Ciências Exatas e da Terra, Profissionais da área de Ciências Exatas com Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação. |
| Requisitos para Inscrição: | Ter concluído e apresentar o diploma de um curso nas áres de Ciências Exatas, Engenharias, Ciências Biológicas e/ou cursos afins. |
| Vagas oferecidas: | 30 (Trinta) vagas |
| Início do Curso: | 2025 |
| Modalidade(s) das Aulas: | As aulas serão ministradas por meio de Metodologias Ativas e Método da Aula Invertida (não é sala de aula invertida), na forma híbrida: aulas práticas na modalidade presencial e aulas predominantemente teóricas na modalidade remota com aulas síncronas. |
| I. Teoria e Prática Básica | 1- Ensino das Ciências da Natureza: Uma visão Contemporânea 2- Ciências da Natureza/Química Aplicada 3- Ciências da Natureza/Ciências Biológica Aplicada 4-Ciências da Natureza/Ciências Física Aplicada |
| II. Teoria e Práticas Específicas | 5-Química Ambiental e Sustentabilidade 6-Geociências: Clima e Mudanças Ambientais 7-Ciclos biogeoquímicos Interdisciplinaridade/Multimodalidade no Ensino de Ciências da Natureza |
| III. Investigação, Técnicas e Práticas | 8- Análise Estatística: Simulações e Modelos de Eventos Naturais 9- Projetos e Experimento no Ensino das Ciências da Natureza 10- Instrumentalização, Tecnologias e Inovação no Ensino. |
| IV. Unidade Teórica Reflexiva | 11- Mídias e Tecnologias Digitais nos Espaços Escolares no Ensino de Ciências da 12- Natureza.Filosofia e História da Ciência e Ensino. |
| TCC - Projeto de Pesquisa /Monografia. | 13- TCC - Projeto de Pesquisa /Monografia. |
| Metodologia da Pesquisa Científica | 14- Metodologia da Pesquisa Científica – Ênfase Projetos. |
Fale Conosco!