A Comissão Própria de Avaliação – CPA é um órgão do Centro Universitário de Caratinga – UNEC que conduz e coordena o processo interno de avaliação da instituição. Ela foi instituída pela Portaria nº 056/2009, da Reitoria, nos termos do art. 11 da Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A CPA é regida pelo Estatuto e pelo Regimento Interno do Centro Universitário de Caratinga – UNEC e da Fundação Educacional de Caratinga – FUNEC.
Com mais de 60 anos de tradição em ensino, pesquisa e extensão, o Centro Universitário de Caratinga – UNEC se consolidou como instituição referência em educação de qualidade na região. Parte dessa trajetória foi firmada com a certeza de que, somos um organismo vivo e, para promover a eficácia permanente de nossos serviços, é necessária uma constante avaliação. Por meio dela, é possível diagnosticar, planejar, gerir e reorientar processos.
A CPA tem como objeto a coordenação e a condução do processo de avaliação da realidade institucional, considerando o UNEC através de suas diferentes dimensões, em consonância com o disposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). A CPA objetiva consolidar e ampliar o diálogo entre os membros da instituição com a sociedade, gerando subsídios para o aprimoramento do ensino, qualificação e intensificação da pesquisa e da extensão, agilidade e racionalidade na gestão e sintonia com as necessidades da prática acadêmica e administrativa.