Sob a coordenação da especialista Angélica Cristina de Souza Mendes Rocha, o curso de pós-graduação é direcionado a profissionais da educação básica, especialmente aqueles que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposta formativa visa ao aperfeiçoamento das práticas de alfabetização, com ênfase na adoção de estratégias inovadoras e inclusivas. Com carga horária total de 400 horas, distribuídas ao longo de 18 meses na modalidade híbrida, a formação integra fundamentos teóricos, metodologias ativas e experiências práticas presenciais realizadas a cada três meses. Ao longo do curso, os participantes irão desenvolver competências para planejar, aplicar e adaptar aulas e avaliações, acompanhar os diferentes níveis de alfabetização dos estudantes, realizar intervenções psicopedagógicas personalizadas e empregar uma variedade de gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem. O formato flexível da formação permite ao educador conciliar estudos, vida profissional e compromissos pessoais, com aulas remotas quinzenais e encontros presenciais voltados a vivências práticas de alfabetização com crianças de 0 a 9 anos. A equipe docente é composta por profissionais altamente qualificados, com ampla experiência em instituições públicas e privadas de ensino.
Professora Convidada:
| Contato do Coordenador: | (33) 98897-8118 |
| Investimento: | R$ 347,00 /Mês |
| Público-Alvo: | Graduados em Pedagogia, Licenciatura, Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação que atuam como professores na Educação Infantil ou como professores alfabetizadores nos anos iniciais do ensino fundamental. |
| Requisitos para Inscrição: | Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação entre os descritos no campo “Público-Alvo”. presenciais com práticas e remotas com teorias |
| Vagas oferecidas: | 40 (Quarenta) vagas |
| Início do Curso: | 2025 |
| Requisitos para inscrição: | Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação dentre os descritos no campo do público alvo. |
| Atividades Extraclasse: | Experiências com o processo de alfabetização em classes de Alfabetização ou de preparação para a alfabetização (pré-escolar). Requisitos para Inscrição: Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação dentre os descritos no campo público-alvo. |
| Modalidade(s) das Aulas: | As aulas serão ministradas por meio de Metodologias Ativas e Método da Aula Invertida (não é sala de aula invertida), na forma híbrida: aulas práticas na modalidade presencial e aulas predominantemente teóricas na modalidade remota com aulas síncronas. |
| Módulo I- Teorias das Práticas de Alfabetização | 1- Plano de Aulas de Alfabetização pelo método da Aula Invertida; 2- Alfabetização e Letramento I; 3- Alfabetização e Letramento II; |
| Módulo II-Desenvolvimento da Linguagem pela Criança | 4- Desenvolvimento da Linguagem da Criança na abordagem neurobiológica; 5- Desenvolvimento da Linguagem da Criança na abordagem psicanalítica; 6- Psicogênese da língua escrita; 7- Alfabetização e Lingüística; |
| Módulo III- Direito à Alfabetização como pressuposto do Direito de acesso à cultura do Letramento | 8- Políticas Públicas em alfabetização e letramento na perspectiva da Educação Inclusiva; 9- Interdisciplinaridade em estratégias de alfabetização e letramento; 10- Gêneros textuais nas práticas sociais de leitura e escrita na fase de alfabetização; 11- Avaliação da aprendizagem e intervenções psicopedagógicas em alfabetização e letramento, na perspectiva da educação inclusiva. |
| Módulo IV- Práticas investigativas em Alfabetização e Letramento | 12- Desenvolvimento Profissional em Educação Básica; 13- Relato de Experiência com os processos de preparação para alfabetização e de alfabetização; |
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