Sob a coordenação da especialista Débora Rodrigues dos Reis Mendes, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização Matemática na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização é voltado a profissionais da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental que desejam transformar suas práticas pedagógicas. Com carga horária de 400 horas e duração flexível entre 12 e 18 meses, o curso articula teoria e prática por meio de uma abordagem híbrida, com aulas remotas síncronas e encontros presenciais trimestrais. A formação capacita o(a) educador(a) a planejar e aplicar atividades que desenvolvam competências matemáticas fundamentais, alinhadas à BNCC, considerando inclusive as necessidades de crianças com síndromes e transtornos de desenvolvimento. Com 240 horas dedicadas a atividades práticas, o curso utiliza metodologias ativas, estudos de caso e orientação personalizada, promovendo a autonomia docente na elaboração de planos de aula significativos e inclusivos. As aulas são conduzidas por professores experientes, com forte atuação na educação pública e privada.
Professoras Convidadas:
| Contato do Coordenador: | (33) 9 98020241, (33)9 9108 3460 |
| Investimento: | R$ 347,00 /Mês |
| Público-Alvo: | Egressos dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas, profissionais que tenham a Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação e que atuam ou desejam atuar como professores e/ou pedagogos da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização |
| Início do Curso | 2025 |
| Requisitos para Inscrição: | Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação dentre os descritos no campo público-alvo. |
| Vagas oferecidas: | 40 (Quarenta) vagas. |
| Modalidade(s) das Aulas: | As aulas serão ministradas por meio de Metodologias Ativas e Método da Aula Invertida (não é sala de aula invertida), na forma híbrida: aulas práticas na modalidade presencial e aulas predominantemente teóricas na modalidade remota com aulas síncronas. |
| Módulo I- Desenvolvimento do Conceito de Número e as 4 Operações Fundamentais | 1- Desenvolvimento do Conceito de Número pela Criança; 2- Desenvolvimento multidimensional da criança de zero a 7 anos; 3- Conceito de número e Operações Aritméticas na abordagem da Aula Invertida. |
| Módulo II- Desenvolvimento dos Conceitos de Espaço, Tempo, Ordem e Velocidade | 4- Práticas da visão sistêmica da aprendizagem: o lugar da criança no Espaço e no Tempo; 5- Conceito de Espaço e Tempo suas interfaces com a alfabetização em Geografia, História e Matemática; 6- Conceito de Ordem e Velocidade e suas interfaces com a alfabetização em Ciências e Matemática. |
| Módulo III- Desenvolvimento do conceito de Classificação | 7- Operações Lógicas de Seriação e Classificação; 8- Desenvolvimento do Conceito Científico segundo Vygotsky; 9- Relação entre o Inconsciente e o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático. |
| Módulo IV- Práticas investigativas em Alfabetização Matemática | 10- Avaliação e Relatório Circunstanciado; 11- Desenvolvimento Profissional em Educação Básica; 12- Relato de Experiência: Desenvolvimento do Conceito de Número segundo Piaget. |
Fale Conosco!