Sob a coordenação da especialista da Grad. Maria Paula Moreira de Souza, O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização Matemática no Ensino Fundamental é voltado a professores dos anos iniciais que buscam transformar suas práticas pedagógicas. Com ênfase na criação e aplicação de atividades alinhadas à BNCC, a formação possibilita o desenvolvimento de conceitos fundamentais como número, classificação lógica, geometria, medidas, tempo, espaço e velocidade, promovendo uma abordagem interdisciplinar com Ciências, Geografia e História. A formação, ministrada por docentes com ampla experiência em escolas públicas e privadas, oferece 400 horas de carga horária total, sendo 240 horas dedicadas a práticas de aprendizagem. Realizado na modalidade híbrida, o curso combina aulas remotas síncronas e encontros presenciais trimestrais com foco em vivências práticas de docência. Utiliza metodologias ativas, estudos de caso e orientação personalizada a partir de projetos dos próprios alunos. Com duração flexível entre 12 e 18 meses, o curso foi pensado para permitir a conciliação entre vida profissional e acadêmica, promovendo autonomia na elaboração de planos de aula eficazes e inclusivos, inclusive para alunos com síndromes e transtornos de desenvolvimento.
Professores Convidados:
| Contato do Coordenador | (33) 99961-1733 |
| Investimento | R$ 347,00 / mês |
| Público-Alvo | Egressos dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas, profissionais que tenham a Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação e que atuam ou desejam atuar como professores e/ou pedagogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
| Início do Curso | 2025 |
| Requisitos para Inscrição | Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação dentre os descritos no campo público-alvo. |
| Vagas oferecidas | 40 (Quarenta) vagas |
| Modalidade(s) das Aulas | As aulas serão ministradas por meio de Metodologias Ativas e Método da Aula Invertida (não é sala de aula invertida), na forma híbrida: aulas práticas na modalidade presencial e aulas predominantemente teóricas na modalidade remota com aulas síncronas. |
| Módulo I - Desenvolvimento do Conceito de Número e as 4 Operações Fundamentais na BNCC | 1) Desenvolvimento Cognitivo da criança de zero a 10 anos 2) Desenvolvimento do Conceito de Número pela Criança no 1º ano 3) Conceito de número e Operações Aritméticas na abordagem da Aula Invertida |
| Módulo II - Desenvolvimento dos Conceitos de Espaço, Tempo, Ordem e Velocidade na BNCC | 1) Práticas da visão sistêmica da aprendizagem: o lugar da criança no Espaço e no Tempo. 2) Conceito de Espaço e Tempo suas interfaces com a alfabetização em Geografia, História e Matemática 3) Conceito de Ordem e Velocidade e suas interfaces com a alfabetização em Ciências e Matemática |
| Módulo III - Desenvolvimento do conceito de Classificação e do Raciocínio Lógico-Matemático na BNCC | 1) Operações Lógicas de Seriação e Classificação, Compensação e Pensamento Proporcional, Combinatória e Indução de Leis 2) Desenvolvimento do Conceito Científico segundo Vygotsky. 3) Inconsciente e Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático. 10) Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático de Crianças e Adolescentes. |
Fale Conosco!