» Ensino Inclusivo na Prática do Professor

Apresentação

Sob coordenação da Esp. Débora Rodrigues dos Reis Mendes, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Inclusivo na Prática do Professor é voltado para docentes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental que desejam tornar suas salas de aula mais inclusivas, promovendo a aprendizagem de todos os alunos, incluindo aqueles com síndromes e transtornos do desenvolvimento. A formação oferece ferramentas para a criação de planos de aula adaptados, com foco em metodologias, materiais e estratégias que favoreçam a inclusão e o desenvolvimento integral. Com carga horária total de 400 horas, sendo 240 horas dedicadas a atividades práticas, o curso é ofertado na modalidade híbrida, combinando aulas remotas síncronas com encontros presenciais a cada três meses. As práticas envolvem vivências de docência inclusiva, elaboração de atividades alinhadas à BNCC e experiências com professores de referência na área. As aulas teóricas priorizam metodologias ativas, estudos de caso e orientação personalizada. O curso tem duração de 18 meses, com aulas quinzenais concentradas nos primeiros 12 meses e um período posterior voltado à produção de relatos de experiência. Com calendário flexível e atividades práticas agendadas previamente, o curso foi estruturado para permitir que os profissionais conciliem sua rotina de trabalho com a formação continuada, adquirindo autonomia para transformar sua prática pedagógica de forma efetiva e inclusiva.

Corpo Docente

  • Esp. Débora Rodrigues dos Reis Mendes 
  • DSc. Celeste Aparecida Dias 
  • MSc. Sebastião Ricardo Machado Meireles 
  • DSc. Eliza Cristiane Rezende Marques. 
  • MSc. Gabriela Coelho Motta Pizzani 
  • Esp. Letícia Carolina Freitas da Silva 
  • Esp. Lívia Mendes de Oliveira Sales.

 

Professora Convidada:

  • MSc. Carmeliana Pacheco da Silva

Informações do Curso

Contato do Coordenador:(33) 9 98020241, (33)9 91083460
Investimento: R$ 347,00 /Mês
Público-Alvo:Egressos dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas, profissionais que tenham a Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação e que desejam exercitar a prática docente na perspectiva do Ensino Inclusivo.
Requisitos para Inscrição:Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação dentre os descritos no campo público-alvo.
Vagas oferecidas: 40 (Quarenta) vagas
Início do Curso: 2025
Modalidade(s) das Aulas:As aulas serão ministradas por meio de Metodologias Ativas e Método da Aula Invertida (não é sala de aula invertida), na forma híbrida: aulas práticas na modalidade presencial e aulas predominantemente teóricas na modalidade remota com aulas síncronas.

Matriz Curricular do Curso

Módulo I- Prática de Ensino Inclusivo em Ciências da Natureza e Humanas 1- Estratégias de Ensino Inclusivo em Ciências da Natureza; 2- Estratégias de Ensino Inclusivo em Geografia; 3- Estratégias de Ensino Inclusivo em História II 3- Práticas de Ensino Inclusivo em Linguagens e Matemática; 4- Estratégias de Ensino Inclusivo em Matemática I; 5- Estratégias de Ensino Inclusivo em Matemática II; 6- Estratégias de Ensino Inclusivo em Língua Portuguesa I; 7- Estratégias de Ensino Inclusivo em Língua Portuguesa II.
Módulo II- Comunicação e Práticas de Ensino Inclusivo na Educação Básica 8- Integração sensorial e Psicomotora nas Estratégias de Ensino Inclusivo; 9- Comunicação Aumentativa e Alternativa; 10- LIBRAS; 11- Atividades com Potencialidade Lúdica no Ensino Inclusivo.
Módulo III- Adaptações Curriculares e Políticas Públicas de Inclusão na Educação Básica 12- Adaptações Curriculares de Conteúdos, Objetivos e Atividades; 13- Conteúdos Escolares Funcionais; 14- Políticas Públicas de Inclusão; 15- Relato de Experiências em Ensino Inclusivo a partir da Base Nacional Comum Curricular.
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Esp. Débora Rodrigues dos Reis Mendes Duração: 18 meses Carga Horária: 400 horas Investimento: R$ 347,00 /Mês

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