Sob coordenação da Esp. Débora Rodrigues dos Reis Mendes, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Inclusivo na Prática do Professor é voltado para docentes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental que desejam tornar suas salas de aula mais inclusivas, promovendo a aprendizagem de todos os alunos, incluindo aqueles com síndromes e transtornos do desenvolvimento. A formação oferece ferramentas para a criação de planos de aula adaptados, com foco em metodologias, materiais e estratégias que favoreçam a inclusão e o desenvolvimento integral. Com carga horária total de 400 horas, sendo 240 horas dedicadas a atividades práticas, o curso é ofertado na modalidade híbrida, combinando aulas remotas síncronas com encontros presenciais a cada três meses. As práticas envolvem vivências de docência inclusiva, elaboração de atividades alinhadas à BNCC e experiências com professores de referência na área. As aulas teóricas priorizam metodologias ativas, estudos de caso e orientação personalizada. O curso tem duração de 18 meses, com aulas quinzenais concentradas nos primeiros 12 meses e um período posterior voltado à produção de relatos de experiência. Com calendário flexível e atividades práticas agendadas previamente, o curso foi estruturado para permitir que os profissionais conciliem sua rotina de trabalho com a formação continuada, adquirindo autonomia para transformar sua prática pedagógica de forma efetiva e inclusiva.
Professora Convidada:
| Contato do Coordenador: | (33) 9 98020241, (33)9 91083460 |
| Investimento: | R$ 347,00 /Mês |
| Público-Alvo: | Egressos dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas, profissionais que tenham a Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação e que desejam exercitar a prática docente na perspectiva do Ensino Inclusivo. |
| Requisitos para Inscrição: | Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação dentre os descritos no campo público-alvo. |
| Vagas oferecidas: | 40 (Quarenta) vagas |
| Início do Curso: | 2025 |
| Modalidade(s) das Aulas: | As aulas serão ministradas por meio de Metodologias Ativas e Método da Aula Invertida (não é sala de aula invertida), na forma híbrida: aulas práticas na modalidade presencial e aulas predominantemente teóricas na modalidade remota com aulas síncronas. |
| Módulo I- Prática de Ensino Inclusivo em Ciências da Natureza e Humanas | 1- Estratégias de Ensino Inclusivo em Ciências da Natureza; 2- Estratégias de Ensino Inclusivo em Geografia; 3- Estratégias de Ensino Inclusivo em História II 3- Práticas de Ensino Inclusivo em Linguagens e Matemática; 4- Estratégias de Ensino Inclusivo em Matemática I; 5- Estratégias de Ensino Inclusivo em Matemática II; 6- Estratégias de Ensino Inclusivo em Língua Portuguesa I; 7- Estratégias de Ensino Inclusivo em Língua Portuguesa II. |
| Módulo II- Comunicação e Práticas de Ensino Inclusivo na Educação Básica | 8- Integração sensorial e Psicomotora nas Estratégias de Ensino Inclusivo; 9- Comunicação Aumentativa e Alternativa; 10- LIBRAS; 11- Atividades com Potencialidade Lúdica no Ensino Inclusivo. |
| Módulo III- Adaptações Curriculares e Políticas Públicas de Inclusão na Educação Básica | 12- Adaptações Curriculares de Conteúdos, Objetivos e Atividades; 13- Conteúdos Escolares Funcionais; 14- Políticas Públicas de Inclusão; 15- Relato de Experiências em Ensino Inclusivo a partir da Base Nacional Comum Curricular. |
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