Sob coordenação da Esp. Letícia Caroline Freitas da Silva e DSc. Celeste Aparecida Dias, o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas de Inclusão em Educação Especial é voltado a profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio que desejam atuar como Monitores ou Professores de Apoio Educacional Especializado (AEE). A proposta do curso é capacitar esses profissionais para implementar práticas inclusivas que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças e adolescentes com síndromes e transtornos, por meio de uma formação teórico-prática centrada na atuação em contextos escolares. Com carga horária total de 400 horas, sendo 230 horas destinadas a atividades práticas, o curso é ofertado na modalidade híbrida, com aulas remotas síncronas e encontros presenciais trimestrais para vivências com profissionais experientes em inclusão escolar. As aulas práticas envolvem a elaboração de planos de aula e atividades adaptadas às necessidades dos estudantes, considerando suas competências cognitivas e sensoriopsicomotoras, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas teóricas são organizadas com base em metodologias ativas, estudos de caso e orientação personalizada conforme os projetos desenvolvidos pelos alunos. Com duração de até 18 meses e encontros quinzenais, o curso concentra as aulas nos primeiros 12 meses e dedica os meses finais aos relatos de experiências. A estrutura flexível permite ao estudante conciliar seus compromissos profissionais com uma formação de excelência voltada à inclusão educacional de forma ética, prática e transformadora.
Professora Convidada:
| Contato do Coordenador: | (33)9 9831 4474 / (33)9 91083460 |
| Investimento: | R$ 347,00 /Mês |
| Público-Alvo: | Graduados em Pedagogia, Licenciatura, profissionais que tenham a Complementação Pedagógica ou outra Pós-Graduação na área de Educação e que desejam atuar na área da Educação Especial e Inclusão. |
| Requisitos para Inscrição: | Ter concluído e apresentar o diploma de um curso de graduação dentre os descritos no campo público-alvo |
| Vagas oferecidas: | 40 (Quarenta) vagas |
| Início do Curso: | 2025 |
| Módulo I- Prática de Ensino Inclusivo em Ciências da Natureza e Humanas | 1) Estratégias de Ensino Inclusivo em Ciências da Natureza 2) Estratégias de Ensino Inclusivo em Geografia 3) Estratégias de Ensino Inclusivo em História |
| Módulo II-Práticas de Ensino Inclusivo em Linguagens e Matemática | 4) Estratégias de Ensino Inclusivo em Matemática I 5) Estratégias de Ensino Inclusivo em Matemática II 6) Estratégias de Ensino Inclusivo em Língua Portuguesa I 7) Estratégias de Ensino Inclusivo em Língua Portuguesa II |
| Módulo III- Comunicação e Práticas de Ensino Inclusivo na Educação Básica | 8) Integração sensorial e Psicomotora nas Estratégias de Ensino Inclusivo 9) Comunicação Aumentativa e Alternativa 10) LIBRAS 11) Atividades com Potencialidade Lúdica no Ensino Inclusivo |
| Módulo IV- Adaptações Curriculares e Políticas Públicas de Inclusão na Educação Básica | 12) Adaptações Curriculares de Conteúdos, Objetivos e Atividades 13) Conteúdos Escolares Funcionais 14) Políticas Públicas de Inclusão 15) Relato de Experiências em Ensino Inclusivo a partir da Base Nacional Comum Curricular. |
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