» Projeto Humaniza UNEC/FUNEC

Apresentação

O conceito de gestão de pessoas tem sido apresentado pela literatura como um processo que vai além de agregar e aplicar as pessoas às organizações e desenvolvê-las para os cargos desejados. Na verdade, a gestão de pessoas se ocupa de todo o processo de acompanhamento da vida funcional dos colaboradores. Ou seja, desde os aspectos relacionados à saúde do trabalhador, até as condições do ambiente e do clima organizacional. Nesta direção, gestão de pessoas se articula ao conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT), pois, ocupa-se do cuidado ao colaborador, considerando o impacto das condições e relações de trabalho nos condicionantes de saúde e no desempenho de suas atividades.

Desse modo, o Projeto Humaniza UNEC/FUNEC caminha nessa direção, possibilitando aos gestores maior conhecimento sobre seus colaboradores, assim como, o nível de satisfação e bem-estar dos mesmos, saúde mental, sentimentos e afetos em relação ao ambiente e clima organizacional. Além disso, pretende-se provê-los de informações pertinentes à qualificação dos serviços prestados pela/para comunidade acadêmica. Portanto, a proposta aqui apresentada, busca ampliar as ações e serviços direcionados à qualidade de vida dos colaboradores, contribuindo também, para o desenvolvimento e qualificação dos serviços prestados pela Instituição.

Desenvolvimento

O Projeto Humaniza UNEC/FUNEC, vincula-se a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e articula-se aos demais setores da instituição: Extensão, Pesquisa e Ensino. É atribuído à CPA as funções de formular os instrumentos de avaliação, organizar o fluxo das atividades, tais quais, sensibilização junto aos participantes e aplicação dos questionários, além de analisar e direcionar as informações e dados provenientes das avaliações, encaminhando o que for pertinente aos gestores e responsáveis pelos setores envolvidos.

Desse modo, as atividades são organizadas por etapas, da seguinte forma: I – Pesquisa e Avaliação; II – Análise de dados e Diagnóstico e; III – Devolução e ações direcionadas. Abaixo, segue o fluxograma do projeto.

Fluxograma

Objetivos do Projeto

I – Contribuir com a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos colaboradores do Centro Universitário de Caratinga;

II – Investigar sobre a saúde mental dos colaboradores.

III – Analisar a relação entre trabalhador e ambiente organizacional.

IV – Avaliar a qualidade do clima organizacional.

Justificativa

A relevância desse projeto se sustenta pelos seus objetivos, ou seja, contribuir com a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos colaboradores do Centro Universitário de Caratinga, assim como, com o clima e o ambiente organizacional. Tais ações vão ao encontro de organizações inteligentes, que acreditam no capital humano como o seu maior bem. Além disso, são intervenções que promovem informações relevantes aos gestores, pois, contribuem com o processo de autoavaliação institucional. Nesse sentido, estrategicamente, este projeto visa avaliar o clima e o ambiente interno da IES, considerando seus fatores de força, fraqueza, ameaças e de oportunidades, à luz dos seus colaboradores.

Público Alvo

Colaboradores da FUNEC, incluindo administrativos e docentes. Para a organização das atividades, as intervenções serão realizadas por setores e departamentos, incluindo as Pró-reitorias de: I- Ensino; II- Pesquisa e; III- Extensão.

Resultados Esperados

Com o cumprimento das etapas desse projeto, investigações e avaliações direcionadas aos colaboradores do UNEC, espera-se contribuir com a qualificação das condições e relações de trabalho, com os serviços ofertados, e com o provimento de informações relevantes às tomadas de decisão dos gestores. Para tanto, os instrumentos que serão utilizados nesta pesquisa, com intuito de avaliarem a qualidade de vida e saúde mental no trabalho, ambiente e clima organizacional, deverão viabilizar transparência, visibilidade e conhecimento sobre a organização. Por fim, almeja-se, a partir dos dados obtidos, que as informações e conhecimentos obtidos possam ser traduzidos em investimentos e ações direcionadas ao desenvolvimento organizacional, ao cuidado e qualificação do capital humano, e da instituição como um todo.