O conceito de gestão de pessoas tem sido apresentado pela literatura como um processo que vai além de agregar e aplicar as pessoas às organizações e desenvolvê-las para os cargos desejados. Na verdade, a gestão de pessoas se ocupa de todo o processo de acompanhamento da vida funcional dos colaboradores. Ou seja, desde os aspectos relacionados à saúde do trabalhador, até as condições do ambiente e do clima organizacional. Nesta direção, gestão de pessoas se articula ao conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT), pois, ocupa-se do cuidado ao colaborador, considerando o impacto das condições e relações de trabalho nos condicionantes de saúde e no desempenho de suas atividades.
Desse modo, o Projeto Humaniza UNEC/FUNEC caminha nessa direção, possibilitando aos gestores maior conhecimento sobre seus colaboradores, assim como, o nível de satisfação e bem-estar dos mesmos, saúde mental, sentimentos e afetos em relação ao ambiente e clima organizacional. Além disso, pretende-se provê-los de informações pertinentes à qualificação dos serviços prestados pela/para comunidade acadêmica. Portanto, a proposta aqui apresentada, busca ampliar as ações e serviços direcionados à qualidade de vida dos colaboradores, contribuindo também, para o desenvolvimento e qualificação dos serviços prestados pela Instituição.