Trata-se de um programa voltado para a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação universitária. Ele visa fundamentalmente incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação que apresentem bom desempenho acadêmico, preparando-os para a Pós-Graduação e para uma melhor atuação profissional. Para tanto, esses estudantes participam ativamente de projetos de pesquisa com reconhecida qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, de forma individual e continuada.
O Programa Bolsista de Iniciação Científica da FUNEC, também apresentado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, sob responsabilidade da Coordenação de Pesquisa, tem por objetivo dar incentivo na quitação das mensalidades, através de percentual de desconto estabelecido pelo FUNEC, para estudantes de desempenho acadêmico exemplar.
O desconto será concedido após a aprovação de relatório trimestral de produtividade dos bolsistas, pela Coordenação de Pesquisa, durante o período estabelecido para a realização do projeto de Pesquisa.
O processo de inscrição será realizado PRESENCIALMENTE na Coordenação de Pesquisa – Anexo II da Unidade I do Centro Universitário de Caratinga – UNEC (Avenida Moacyr de Mattos, 271 – Centro – Caratinga/MG), com a secretária Luciana.
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição, entregar sua carta de interesse (motivos que o levaram a se interessar em participar do PICIU) e projeto de pesquisa a ser desenvolvido, além de uma carta de compromisso do orientador com a supervisão do projeto e do orientando.
No ato da inscrição o estudante deverá optar por um dos programas:
A) INICIAÇÃO CIENTÍFICA FUNEC – nesse programa o estudante irá concorrer às 10 (dez) bolsas PICIU. Nessa opção, os estudantes que estiverem em lista de espera poderão ser convidados a optar por vagas no Programa de Iniciação Científica Voluntária, quando houver.
B) INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (Sem Bolsa) – nesse programa o estudante irá concorrer às vagas específicas para Iniciação Científica Voluntária, oferecidas de acordo com a disponibilidade de projetos e professores orientadores. É obrigatório que os estudantes e docentes orientadores tenham seus currículos
cadastrados e atualizados na Plataforma Lattes, sob pena de desclassificação do processo seletivo.